top of page

LUXO SILENCIOSO E A ATEMPORALIDADE DA ELEGÂNCIA

Atualizado: 5 de abr. de 2023

Talvez você tenha visto algum post antenadíssimo nas últimas semanas, trazendo a tona uma tendência, que tem sido chamada no Brasil, de Luxo Silencioso. Segundo a VOGUE esta é uma das tendências mais presentes na temporada de Inverno 2023/2024 nas coleções propostas pelas marcas de moda.


"A percepção mais clara desta temporada é, talvez, a limpeza que houve em grande parte das apresentações das marcas. O que mais se fala lá fora é sobre a iminência de uma recessão e, assim, as marcas estão reduzindo a extravagância tanto de suas roupas quanto de suas apresentações."

FONTE: Vogue


O luxo silencioso, de fato, é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo da moda e da beleza. Ele se refere a um estilo de vida luxuoso e elegante, porém discreto e sem ostentação. Em vez de exibir produtos de luxo de forma chamativa, o luxo silencioso se concentra em itens de alta qualidade, acabamentos impecáveis e atenção aos detalhes.


Podemos dizer que é uma abordagem elegante e sofisticada e que se concentra na qualidade, atemporalidade e simplicidade. A proposta se baseia na ideia de que a verdadeira elegância vem da sofisticação discreta e da qualidade duradoura dos produtos escolhidos, o que é contrário a exibição ostensiva de produtos de luxo que nós conhecíamos até então.


Particularmente, aqui na FLOR, nós vibramos com a notícia, afinal, não é de hoje que o conceito de simplicidade tem sido atrelado a sofisticação, inclusive, é a isto que se refere a máxima "menos é mais".


O universo do design, como um todo, costuma ser inovador e propor novos produtos o tempo inteiro, o que faz com que muita gente, inspirada e influenciada pelas tendências do momento, compre produtos sem utilidade, sem destino e sem essência, apenas porque se surpreendeu com uma proposta nova e interessante ao primeiro olhar.


Em contrapartida, existe um conceito no design, que chamamos atemporal, que se refere a uma estética que não segue as tendências passageiras do momento e é capaz de resistir ao teste do tempo. O design atemporal se mantém relevante e atual mesmo após muitos anos de sua criação. É um estilo que transcende o modismo e a efemeridade, e que busca criar objetos, produtos e ambientes que sejam sempre elegantes e funcionais.


O design atemporal é caracterizado por suas linhas simples e limpas, cores neutras e materiais duráveis e de qualidade. Ele é baseado em princípios de proporção, equilíbrio e simplicidade, que são universais e intemporais. Ele evita excessos e modismos, e busca a harmonia entre forma e função, promovendo a sustentabilidade e a longevidade dos objetos. Em vez de criar produtos descartáveis e efêmeros, ele busca criar objetos duráveis e de alta qualidade, que podem ser usados por muitos anos e passados de geração em geração. Além disso, ele valoriza a simplicidade e a funcionalidade, o que pode ajudar a reduzir o consumo excessivo e desnecessário.


Não só os produtos, mas também um conceito pode ser atemporal, assim como a Elegância. Um objeto elegante é aquele que é bem pensado, projetado com atenção aos detalhes e que transmite uma sensação de beleza e requinte. Ele é geralmente associado a uma estética clássica que se mantém relevante mesmo após muitos anos. A elegância é uma qualidade que pode ser vista em objetos tão diversos como uma roupa bem cortada, um carro de luxo ou um objeto de decoração.


Considerando estes pontos, e sabendo que, na próxima temporada as marcas estarão criando roupas e produtos inspirados no conceito de luxo silencioso, nós queremos te dar a deixa, fica atenta! Provavelmente a próxima temporada virá com uma oportunidade de escolher entre uma quantidade significativa de produtos elegantes e atemporais, e assim, complementar, não só seu guarda roupas, mas também a decoração da sua casa. Na pior das hipóteses, você vai assistir milhares de influencers propondo ideias brilhantes e inovadoras sobre como surfar nesta onde e consequentemente se tornar mais elegante sem corromper a sua essência.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page